VITILIGO

O vitiligo é uma doença cutânea que acomete as células que produzem pigmento na pele, os melanócitos. Com o comprometimento destas células há uma despigmentação progressiva que apesar de não trazer grandes riscos à saúde do paciente pode levar a comprometimento da qualidade de vida por transtornos sociais e psicológicos.

Qualquer área do corpo pode evoluir com o surgimento das manchas brancas de vitiligo, e são mais comuns nas áreas de trauma como joelhos, cotovelos, tornozelos, dedos das mãos e dos pés. Há também o acometimento de áreas mais sensíveis como pálpebras e região genital, ou regiões mais disseminadas pelo tronco e dorso.

O vitiligo é classificado conforme a distribuição pelo corpo do paciente em forma acrofacial, segmentar, generalizado, entre outros. O papel do dermatologista é primeiramente em confirmar o diagnóstico, uma vez que há outras possíveis doenças que cursam com despigmentação da pele. Em seguida é discutida a melhor abordagem em cada paciente, tanto na investigação de doenças associadas ao vitiligo, quanto no tratamento propriamente dito com pomadas de uso tópico, vitaminas via oral, sessões de fototerapia e em alguns casos, procedimentos cirúrgicos como transplante de melanócitos viáveis às áreas acometidas.

Olá, em que posso ajudar!?