O QUE É DERMATOLOGIA?
Dermatologia é a especialidade médica que se concentra no diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças e afecções relacionadas à pele, pelos, mucosas, cabelos e unhas. É a especialidade indicada para atuação em procedimentos médicos estéticos, cirúrgicos e oncológicos.
A pele é formada por três camadas bem unidas: epiderme, derme e hipoderme.
Epiderme
É a camada mais externa da pele. Sua função é formar uma barreira protegendo contra danos externos ( entrada de substâncias e micróbios ) e dificultando a perda de água pelo organismo. Na epiderme ( junção dermo-epidérmica ) estão os melanócitos que produzem melanina ( pigmento que dá cor à pele ). A epiderme também dá origem às unhas, pelos, glândulas sudoríparas e glândulas sebáceas.
Derme
É a camada intermediária da pele, formada por fibras de colágeno, elastina e gel coloidal que dão tonicidade, elasticidade e equilíbrio à pele. Na derme além de muitos vasos sanguíneos existem terminações nervosas, que recebem estímulos do meio ambiente e os transmite ao cérebro através dos nervos. Estes estímulos são traduzidos em sensações como dor, frio, pressão, vibração, cócegas, prazer e outras. Na derme estão localizados os folículos pilosos, os nervos sensitivos, as glândulas sebáceas e as glândulas sudoríparas.
Hipoderme
É a terceira e última camada da pele, formada basicamente por células de gordura. Sua espessura varia conforme a constituição física de cada pessoa. Ela apoia e une a epiderme e a derme e também mantém a temperatura de nosso corpo contra as agressões externas.
A pele reveste todo o nosso corpo protegendo contra as agressões externas. É uma grande “capa de proteção” contra fungos, bactérias, produtos químicos, físicos e mesmo fatores ambientais, como o sol. Esta barreira de proteção vem das células da epiderme e derme, secreção de sebo e suor, formando uma capa especial, como um manto protetor. Mas, mesmo com toda esta proteção, a pele é permeável e absorve substâncias, tanto que muitas vezes usamos cremes ou pomadas que tem ação sistêmica. Assim, cuidado com o que se usa nela! Esse cuidado deve ser maior na criança e no idoso, pois a pele deles é mais fina e tem maior capacidade de absorção