CARCINOMA BASOCELULAR
Carcinoma basocelular é o tumor de pele mais frequente. Na maioria dos casos esta relacionado à exposição aos raios ultravioleta e tem se tornado mais comum devido à diminuição da camada de ozônio e à maior exposição em atividades externas.
Aparece principalmente em áreas foto expostas e pode ocorrer de formas diferentes: pápula perlácea avermelhada que cresce, placa brilhante rósea, pequena cicatriz endurecida e por vezes lesões escuras e brilhantes.
É maligno, de crescimento lento e infiltra destruindo os tecidos adjacentes, nunca regride espontaneamente mas, raramente dá metástases. Quando ocorre perto dos olhos, nariz, orelhas e próximo de nervos pode trazer sérios problemas devendo ser tratado rapidamente
O diagnóstico clínico deve ser confirmado através de biópsia e exame anatomopatológico. Quando a lesão é pequena pode se retirar o tumor inteiro, assim ao mesmo tempo tratamos e confirmamos o diagnóstico.
O tratamento do carcinoma basocelular pode ser feito de várias formas conforme o caso. Na clínica fazemos: excisão cirúrgica simples e curetagem e eletrodissecção. Muitas vezes, após a retirada do tumor, indicamos o tratamento do campo de cancerização em casos específicos encaminhamos para Cirurgia Micrográfica de Mohs.
O seguimento do paciente é obrigatório uma vez que estudos mostram que o paciente que desenvolve um carcinoma basocelular tem um o risco muito maior de ter outras lesões do que pessoas que nunca tiveram lesão.
A prevenção solar adequada é importante tanto para o paciente como principalmente para as crianças. Sabe-se que as queimaduras solares na infância podem levar a carcinomas na idade adulta.