DERMATITE ATÓPICA OU ECZEMA ATÓPICO

A Dermatite Atópica (DA) é uma dermatose extremamente comum em todo o mundo, atingindo principalmente as crianças. Estima-se que nos Estados Unidos da América cerca de10% da população pediátrica tenha esta doença, enquanto na população adulta o acometimento é de cerca de 3%. Trata-se de uma doença crônica, que causa inflamação da pele, levando ao aparecimento delesões na pele (eczemas) e coceira. A DA não é contagiosa, e sim hereditária, afetando indivíduos com história pessoal ou familiar de asma, rinite alérgica ou dermatite atópica.

Essas três doenças são chamadas de “doenças atópicas” ou “tríade atópica”, e quando o pai, a mãe ou parentes diretos têm uma destas doenças, a chance de a criança apresentar algum grau de DA é muito maior que de uma criança cujos pais não têm atopia.

A pele do paciente com dermatite atópica é muito sensível e ressecada. As lesões tendem a aparecer ou a piorar quando a pessoa é exposta a certos fatores desencadeantes, entre eles, a não hidratação, poeira, detergentes e produtos de limpeza em geral, roupas de lã e tecido
sintético, baixa umidade, frio intenso, calor e transpiração, infecções e estresse emocional.

Para o tratamento é fundamental um cuidado adequado com a barreira cutânea, incluindo orientações de banho, vestimentas, forma correta de hidratação e escolha de produtos para peles sensíveis. Em casos mais graves são utilizados medicamentos tópicos e sistêmicos para o controle da doença, podendo até ser indicado sessões de fototerapia com bons resultados.

Olá, em que posso ajudar!?