DERMATOSCOPIA
No exame geral do paciente, analisamos lesões individuais com um aparelho chamado dermatoscópio que funciona como um microscópio. A lesão examinada é iluminada de modo especial aumentando em 10 vezes o tamanho.
A dermatoscopia é útil para exame dos nevos ( pintas ) e também de outros tipos de canceres da pele e de lesões benignas ( moluscos contagiosos, verrugas virais, escabiose entre outras ). A imagem pode ser fotografada para comparação posterior ou apenas analisada através de parâmetros já estabelecidos.
Todas as lesões são minuciosamente avaliadas sendo possível identificar ou corroborar com o exame clínico de lesões suspeitas. Estas lesões podem ser acompanhadas, medicadas ou retiradas cirurgicamente conforme suas características.
Quando o paciente tem muitos nevos ( pintas ) ou quando já teve um melanoma ou ainda quando um familiar direto teve melanoma ele pode ser encaminhado para Dermatoscopia Digital ou Mapeamento Corporal, técnica que permite a detecção de lesões novas e modificações de lesões pré-existentes ou ainda para Microscopia Confocal que consegue uma alta resolução da imagem ajudando muito no diagnóstico.