MELANOMA
Melanoma é um tumor maligno ( câncer ) das células responsáveis pela cor de nossa pele. Estas células – os melanócitos, vivem na junção da epiderme com a derme e as vezes perdem sua função normal e crescem desordenadamente resultando em um melanoma.
O melanoma na maioria das vezes aparece na superfície da pele e pode ser facilmente detectado e tratado.
Se não for diagnosticado precocemente pode crescer alcançando os vasos sanguíneos e linfáticos espalhando-se pelo corpo e dando metástases. Nestes casos o tratamento e acompanhamento é mais difícil e semelhante a outros tipos de câncer metastáticos.
É curável quando diagnosticado precocemente mas pode ser fatal se progredir por que não foi diagnosticado.
Sabemos que o melanoma pode ser causado por diferentes fatores (associados ou não). Estes fatores são: exposição solar e queimaduras em pacientes claros, bronzeamento artificial, presença de muitos nevos melanocíticos, presença de nevos atípicos e ainda a predisposição genética.
Pode surgir de um nevo melanocítico ou numa pele normal. Existem também melanomas nas unhas, nos olhos e na região plantar de indivíduos de pele mais escura.
Importante é notar alterações que surgem em nevos ( pintas) existentes, em lesões que surgem na pele normal e aplicar a regra do ABCD: Assimetria, Bordas irregulares, Cores variadas e Diâmetro aumentado.
O acompanhamento médico periódico, a dermatoscopia e o mapeamento digital, principalmente em pessoas predispostas, podem ajudar muito no diagnóstico precoce e cura do melanoma.