MICOSES NAS UNHAS E PELE

Micoses são doenças infecciosas causadas por fungos. Podem acometer a pele, unha e cabelos, causando diversos quadros de micoses:

a. 1.  Micoses na pele

Quando o fungo parasita a pele pode provocar quadros diversos: de lesões descamativas e pruriginosas a manchas brancas ou pretas, que acometem qualquer parte do tegumento.

As tinhas (ou “tineas”) são as mais comuns, causadas por fungos dermatófitos que degeneram a queratina da pele, causando lesões descamativas e avermelhadas com prurido (coceira) variável, às vezes com aparecimento de algumas vesículas (bolinhas de água). Os quadros mais frequentes estão localizados nos pés e virilhas, mas podem surgir em demais localizações

A pitiríase versicolor, conhecida popularmente como “pano branco” é uma micose na pele causada por uma levedura chamada Malassezia sp. que todos temos naturalmente na pele. Enquanto os fungos dermatófitos têm predileção pela queratina da pele, a Malassezia sp. tem por produtos oleosos, geralmente secreções das glândulas sebáceas ou por produtos aplicados em excesso na pele.

A tinha negra é uma micose comum na região das palmas das mãos e solas dos pés, causada por um fungo escuro (demáceo, que contém melanina em sua estrutura) chamado Hortaea Wernekii. Ao entrar em contato com este fungo, geralmente em solos contaminados, há o surgimento e crescimento de uma mancha escura que não coça.

b. 2.  Micoses nas unhas

Assim como na pele, diversos tipos de fungos podem parasitar as unhas. Dentre eles, os mais comuns são os dermatófitos, que têm predileção por degenerar queratina, material abundante nas unhas.

É mais comum o surgimento nas unhas dos pés que nas mãos por dois fatores principais: a taxa de crescimento da lâmina ungual dos pés, que é mais lento que a taxa de crescimento das mãos, e o fato dos pés estarem grande parte do dia cobertos com meias e calçados, propiciando um ambiente quente, úmido e abafado, ideal para o crescimento do fungo.

Vale ressaltar que apesar das micoses serem as principais causas de alteração das unhas, não são as únicas, fazendo diagnóstico diferencial com diversas outras infecções, doenças inflamatórias, tumorações benignas e malignas, traumas e etc.

c. 3. Tratamento

O tratamento das micoses visa o extermínio do fungo que está parasitando a pele ou unha. São utilizados produtos tópicos e sistêmicos para atingir este objetivo, e é essencial a participação do paciente em não favorecer o crescimento do fungo aderindo a medidas comportamentais que são indicadas para cada tipo de micose e localização.

Olá, em que posso ajudar!?