VERRUGAS VIRAIS
As verrugas são lesões cutâneas causadas pelo vírus HPV. Muitas pessoas chamam erroneamente outras lesões de “verrugas”, como os nevos (“pintas”), acrocórdons, queratoses e até alguns cânceres de pele. Este fato já mostra a importância de se diagnosticar corretamente a lesão e não permitir que uma doença mais grave evolua a estágios mais agressivos.
Existem mais de 200 tipos de HPV descritos na literatura científica, e eles são responsáveis pela formação das verrugas vulgares, verrugas periungueais, verrugas planas, verrugas filiformes, verrugas anogenitais (condilomas acuminados), verrugas plantares (“olho de peixe”), entre outras.
O médico dermatologista pode fazer o diagnóstico ao exame clínico, e pode utilizar métodos complementares como a dermatoscopia ou até a biópsia para confirmar sua suspeita. Com o diagnóstico em mãos é avaliada a melhor forma de se tratar a lesão, com produtos tópicos de uso domiciliar, uso de medicamentos orais, aplicações de medicações na própria lesão, aplicação de ácidos ou realização de procedimentos de cauterização e até remoção cirúrgica.
No caso das verrugas anogenitais (condilomas acuminados) também é avaliado na consulta a possibilidade de se vacinar para evitar o surgimento de lesões futuras, além de se investigar possíveis outras ISTs.